O Mercado de Trabalho do Design Gráfico e suas Áreas

o mercado de trabalho para designer gráfico

Design Gráfico pode ser caracterizado como um processo de criação de uma comunicação visual, utilizando elementos tipográficos, fotográficos ou ilustrações.

Os designers precisam neste processo, criar combinações entre símbolos, imagens e textos em uma forma visual para representar e transmitir uma ideia e/ou uma mensagem.

Desde a existência da humanidade pode-se dizer que o design gráfico está presente, obviamente que em cada época ele é representado de uma forma diferente.

A ideia é que desde a pré-história as pessoas procuram maneiras de representar visualmente ideias e conceitos, e isto por si só, é guardar uma informação, uma parte de um conhecimento, graficamente.

Se você é uma pessoa criativa e gosta de tecnologia, o design gráfico cairia muito bem para você como profissão. E dentro dele existem diversas áreas de extensão que você poderá seguir. A seguir você irá conferir algumas delas.

Saiba mais sobre a história do Design Gráfico clicando aqui.

O Mercado de Trabalho do Design Gráfico e suas Áreas

Designer de E-mail Marketing

Este tipo de profissional é responsável por encontrar e executar soluções em design promovendo o engajamento do público através da comunicação e de promoções oferecidas por e-mail.

O designer de e-mail marketing trabalha em colaboração com outros designers, especialistas em interfaces de usuário, escritores e gerentes de marketing, desta forma buscando sempre as melhores estratégias.

Flash designer

O profissional deste tipo de serviço é um especialista em criação de conteúdo online interativo e criativo, o que pode incluir anúncios, jogos e outros tipos de aplicações.

É de sua responsabilidade testar, implementar e manter websites dinâmicos com estes elementos que usam flash e actionscripts.

Arquiteto da Informação

Arquitetos da informação ajudam clientes a definir uma estratégia de conteúdo e características de design para seus websites. Este profissional é especialista em analisar a preferência de uma determinada audiência e então, ajudar a desenvolver uma melhor experiência do usuário.

Como recursos para este trabalho, os profissionais podem contar com o uso de wireframes, mapeamento de processos e também a criação de mock-ups para descrever qual a experiência de usuário pretendida para seus clientes.

Design Mobile

Este profissional desenvolve conteúdo e funcionalidades especificamente para dispositivos móveis, incluindo sistemas como Android, Blackberry e iOS.

Nos dias de hoje é uma profissão muito valorizada, uma vez que cada vez mais as pessoas utilizam seus aparelhos móveis como os smartphones para navegar na internet e se aventurar nos aplicativos.

Especialistas em apresentações

Este profissional, como o próprio nome já fala, é responsável por desenvolver belíssimas apresentações seja para clientes internos quanto externos.

Um bom conhecimento em estratégias de marketing é crucial aqui neste ponto, uma vez que esta habilidade facilitará na organização das informações e também providenciará uma forma fácil de digerir os dados levantados.

Clicando aqui você poderá saber mais sobre as áreas de atuação do Design Gráfico.

Além das diversas áreas dentro do design gráfico, o profissional de qualquer área do design em si hoje pode contar também com diversas ferramentas que auxiliam muito no trabalho diariamente, como é o caso do CorelDraw e do Adobe Photoshop.

Além disto, existem incríveis equipamentos que já facilitam muito o trabalho, como por exemplo tablets especiais para desenho, desenvolvido para artistas profissionais e designers.

Este artigo mostra algumas ferramentas e também equipamentos ideais para quem deseja trabalhar com design, confira!

Então, você acha que o mundo do design gráfico é para você?

 

Fonte(s):

https://en.wikipedia.org/wiki/Graphic_design

http://www.rasmussen.edu/degrees/design/blog/8-types-graphic-design-jobs-you-may-not-know-about/

http://www.creativebloq.com/graphic-design/tools-every-graphic-designer-should-have-6133208

https://www.youtube.com